Fernando M. Pinguelo, advogado baseado nos EUA, com atuação estadual e nacional, responsável pelo Grupo de Segurança Cibernética e Proteção de dados do escritório Scarinci Hollenbeck, LLC de julgamento no sistema juridico norte-americano. Dedica sua prática a litigios complexos, com ênfase em disputas comerciais, segurança cibernética, mídia e questões laborais.

Ex-advogado de acusacao, Fernando é experiente em todas as facetas do processo juridico (julgamento, arbitragem, mediação, e recurso apelativo) em tribunais federais e estaduais. Lida com um amplo espectro de litigios, incluindo delitos comerciais, violacoes de dados, apropriacao indevida de segredos comerciais, violacoes de direitos autorais, fraude, quebra de cláusulas de nao concorrencia e descriminacao.

Líder nas áreas emergentes de Direito Eletrônico e descoberta eletrônica, trabalha em estreita colaboração com seus clientes, a fim de desenvolver estratégias de negócios, gestão e questões legais relativas à dados electrônicos. Foca a sua atuação em prevenção à lides e desenvolvimento de estratégias visando melhorar a capacidade do cliente em gerenciar dados. Conhece bem as consequências nefastas tanto economicas como de relacoes públicas resultantes de vazamento de dados de alto perfil. Quando da ocorrência de uma crise ou emergencia, Fernando mobiliza sua equipe inter-disciplinar de profissionais e implementa uma estratégia de resposta imediata para mitigar danos.

A sua participação ativa com uma afiliação mundial de escritórios de advocacia independentes, presente em todos os Estados Unidos da América (EAU) e em 70 outros países, permite-lhe oferecer aos seus clientes serviços além dos seus limites jurisdicionais. Recentemente, Fernando colaborou ativamente com proposta de legislação federal dos EUA sobre segurança cibernética, e foi nomeado Especialista Fulbright (colaboração com Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo) pelo seu trabalho em descoberta eletrônica. Esteve envolvido no primeiro caso de Nova Jersey relacionado com as alteracoes da regra de descoberta eletronica. Entretanto, projetou um dos primeiros “state-of-the-art” cursos de Direito sobre descoberta eletrônica no pais, o que ele presentemente leciona na Seton Hall University/Faculdade de Direito. Atua nos comitês judiciais federais e estaduais, onde contribui para alterações de regras judiciais. Lecionou no Colégio Judicial e Escola Paulista da Magistratura, São Paulo, que oferece a juízes programas acadêmicos para que se mantenham a par dos desenvolvimentos legais.

Dentro da indústria de mídia e entretenimento, Fernando representa personalidades da televisão, incluindo vencedores do “Emmy,” bem como artistas e escritores, sobre uma vasta variedade de questões legais. Também atua como juiz do “Emmy Awards,” patrocinado pela National Academy of Television, Arts & Sciences, capitulo de New York, e é membro das seções de mídia da New York, New Jersey, Washington D.C., e Beverly Hills bar. Participou na televisão como especialista em julgamentos de alto perfil e é constantemente citado em reportagens sobre os casos em que atua efetivamente.

Os inumeros artigos publicados e palestras proferidas em nivel internacional, em suas áreas de atuação, refletem bem a profundidade de seu conhecimento e compreensão dos problemas que seus clientes enfrentam, a partir das perspectivas negociais e legais.

Fernando é filho de pais imigrantes de Portugal e do Brasil. Nasceu e foi criado na área metropolitana de Nova York, e por influência dos pais que sempre deram importância em manter uma conexão com os países de origem, fala fluentemente Português, além de compreender a cultura e tradições das comunidades descendentes.